Aprenda a decorar a sua sala de jantar como ela merece
A decoração da sala de jantar precisa seguir algumas boas práticas para que todos os móveis dialoguem entre si, formando uma unidade que esbanja requinte, elegância e sofisticação. Durante um momento que todos estão sentados à mesa, ansiosos em apreciar pratos especiais que vão reunir e aproximar a família, a sala de estar decorada vai fazer toda a diferença.
Não é preciso gastar com móveis e objetos decorativos caros para a sala. Você só precisa prestar atenção aos detalhes para não errar na hora dar vida a este cômodo tão especial da casa. Continue lendo para saber como fazer isso!
A mesa é o móvel mais importante
Como o móvel central na sala de jantar, a mesa acaba sempre se sobressaindo pela sua imponência no cômodo. Tenha em mente que a decoração do ambiente começa por ela e, portanto, saber, com antecedência, quais são as medidas é de extrema importância na hora de saber quanto espaço ela vai ocupar na sala.
O design também é outro ponto que não pode ser ignorado, já que ele vai dialogar com as cadeiras, mesas de canto e outros detalhes do ambiente. É claro que tudo vai depender do seu estilo, seja ele mais voltado para o clássico ou rústico, onde a mesa de madeira mostra toda a sua força, ou clean, com um móvel mais claro e minimalista.
As cadeiras também merecem atenção
Assim como a mesa de jantar, as cadeiras também compõem uma parte essencial da sala de jantar. O ideal é que elas atendem ao número de moradores e também aos possíveis visitantes. Em outras palavras, você deve ter duas ou três cadeiras extras para ninguém ficar sem lugar para sentar.
Também respeite a área de 70 cm em volta e atrás de cada cadeira para que todos possam sentar e se levantar sem esbarrar em outros móveis. Se você tiver filhos, não economize na hora de escolher cadeiras para mesa de jantar sem quinas, com estofados resistentes e confortáveis.
Cuidado com a iluminação
Outro detalhe que influencia no bem-estar de todos que estão apreciando um jantar em família é a iluminação. Como as refeições estão sendo feitas durante a noite, nada melhor do que deixar o ambiente aconchegante ajustando as luzes neste sentido. Lustres e pendentes tornam a iluminação difusa sem concentrá-la em um único ponto, o que pode causar desconforto para os convidados.
Se você quiser ter ainda mais controle sobre a iluminação da sala de estar, aposte em spots no alto das paredes. Esses pontos de luz te dão toda a liberdade para ajustar a quantidade de luz no ambiente, deixando-o do seu jeito.
Os objetivos decorativos dão o toque final
Por fim, mas de forma alguma menos importante, estão os objetos decorativos. Dependendo do lugar que vão ficar, eles conseguem enriquecer visualmente a sala de jantar, tornando-a mais leve e gostosa de estar com quem você gosta. Você não precisa investir horrores, basta pequenas mudanças como um jarro de flores no centro da mesa ou um tapete debaixo da mesa, delimitando o ambiente.
Agora que você já sabe como escolher os móveis e fazer os ajustes necessários para transformar a sua sala de jantar no espaço mais prazeroso de estar na sua casa, aproveite para conferir outros móveis que vão alterar completamente a percepção que você e seus convidados têm do seu lar.