Dicas de como escolher o guarda-roupa ideal: tenha em mente suas prioridades e faça uma pesquisa rápida
Chegou a hora da mudança! Antes de decidir qual modelo de guarda-roupa você vai levar para o seu quarto, é importante pensar sobre os elementos possíveis que o acompanham e os quais você enxerga como indispensáveis para suas necessidades, evitando futuras decepções e frustrações. Além disso, estabelecer qual é o espaço do seu quarto que você quer destinar para o novo móvel é fundamental, já que assim você saberá, com certeza, qual formato, comprimento e profundidade de guarda roupa melhor lhe atendem.
E não podemos deixar de lado o fator “decoração”. Pensando para além do espaço e divisões internas, o design é um importante aliado para tornar o ambiente mais agradável e harmônico. Com tantas opções no mercado e na ELETROFORTE MÓVEIS, separamos os principais fatores que acreditamos que deveriam ser levado em consideração:
- Tire as medidas do cômodo em que o guarda-roupa será colocado e compare-as com o tamanho do móvel que você pretende comprar. Dessa forma você também saberá em qual parede e posição ele se encaixa melhor para otimizar o espaço com os outros móveis que você irá colocar no quarto.
- Pense na cor, na estética e no acabamento do seu armário dos sonhos. Como um guarda-roupa é um item de longa duração, ele provavelmente irá te acompanhar por alguns bons anos, e por ocupar um bom campo de visão, pode influenciar, e muito, no visual do ambiente.
- Informe-se sobre o nível de durabilidade do material do qual é feito o guarda-roupa. Assim você saberá, também, como realizar corretamente a limpeza do móvel.
- Preste muita atenção e tire as medidas do espaço disponível entre a cama e o guarda-roupa! Este fator é fundamental para saber se você deve optar por um modelo de guarda-roupa com porta de correr ou pode escolher um com portas que abrem.
- Qual é a melhor opção para você: um guarda-roupa com gavetas, nichos e cabideiros? Avalie o espaço necessário para armazenar suas roupas e itens pessoais, além de objetos de cama, mesa e banho.
- Por último e não menos importante -- inclusive, este é um fator eliminatório --, saiba qual é o orçamento que você tem para usar com esta compra, e, assim, avalie as melhores opções dentro da faixa de preço de guarda-roupa estabelecida.
Modelos de guarda-roupa
Guarda-roupa de casal
Como esse modelo vai atender a duas pessoas, o ideal é que ele tenha muitas divisões internas, prateleiras, nichos, gavetas, espaço para cabides e compartimento para guardar calçados para separar e organizar as peças de ambos. Por isso, o ideal é que tenha de seis a oito portas.
Guarda-roupa de solteiro
Com tamanho compacto em relação ao de casal, este modelo costuma ter de duas a quatro portas, mas o tamanho e profundidade podem variar muito. É fundamental avaliar suas reais necessidades antes de escolher um para levar para a casa.
Guarda-roupa infantil
O guarda-roupa infantil costuma ser pequeno e compacto, tendo de duas a quatro portas e gavetas externas. Para garantir a segurança da criança que irá circular próxima ao móvel, é recomendável evitar modelos de guarda roupa com espelho, pois acidentes são imprevisíveis. Além disso, nessa categoria é bastante comum modelos de guarda-roupa montessoriano (mais baixos, e, por isso, mais acessíveis para que as crianças possam usá-los), colaborando com o processo de desenvolvimento da autonomia da criança.
Guarda-roupa com espelho
O guarda-roupa com espelho surgiu como uma alternativa para facilitar a organização de cômodos menores, mas, principalmente, para dar a sensação de espaço aumentado. Quando são localizados em pontos estratégicos, os espelhos oferecem maior amplitude ao ambiente e trazem luminosidade, transformando os espaços, já que são peças-chaves em qualquer decoração.
Guarda-roupa modulado
Este tipo é composto por módulos, como o próprio nome anuncia. Os módulos são comprados separadamente e unidos no processo de montagem do móvel. A vantagem desse modelo é que ele pode ocupar cantos (entre duas paredes), oferecendo um espaço com maior profundidade, otimizando o espaço do cômodo e cumprindo a mesma função dos armários planejados ou embutidos.
Materiais e corrediças
O material do qual é feito o móvel e os tipos de corrediça de gaveta e porta são fatores de atenção essenciais para garantir um produto de fácil manuseio no dia-a-dia e com grande durabilidade. As corrediças são as responsáveis pela abertura e fechamento de portas e gavetas. Sem elas, o amortecimento é nulo e a chance de acontecerem travas e emperros é muito maior, além da força necessária para abri-las e fechá-las aumentar significativamente. As melhores opções são as corrediças metálicas ou as de aço com acabamento em zinco.
Já na hora de escolher qual o melhor material para o seu guarda-roupa, a decisão geralmente leva em conta apenas duas opções: MDF (painel de fibra de média densidade), é composto por resíduos de madeira e partículas prensadas, sendo uma madeira mais leve, ou MDP (painel de partícula de média densidade), com superfície mais plana e lisa, sendo a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos. Para cômodos úmidos, essa é a opção mais indicada, porque a madeira não fica “estufada”.
Gostou? Continue navegando em nosso site e conheça nossos demais produtos para decorar sua casa, como as maravilhosas Poltronas do Papai e as Comodas Infantis para as crianças. A Eletroforte disponibiliza de um mix de itens divididos em departamentos e categorias prontos para você conferir. Aproveite!